Universidade de Aveiro quer caloiros a usar a bicicleta

Universidade de Aveiro quer caloiros a usar a bicicleta


Por Maria José Santana, http://jornal.publico.clix.pt/noticia/15-09-2009/universidade-de-aveiro-quer-caloiros-a-usar-a-bicicleta-17804357.htm

 

 

A Universidade de Aveiro lança campanha para convencer os novos alunos a pedalarem nas suas deslocações para a instituição de ensino.

 

Projecto LifeCycle da C. M. de AveiroAlém das habituais boas-vindas e iniciativas de recepção ao caloiro, os estudantes que chegam este ano pela primeira vez à Universidade de Aveiro (UA) têm à sua espera uma campanha especial: irão ser desafiados a usar a bicicleta nas suas deslocações regulares para a instituição de ensino. A proposta surge no âmbito da adesão de Aveiro ao projecto europeu Life Cycle, que já colocou mais de 60 trabalhadores da autarquia a pedalar nas suas deslocações para o trabalho. A iniciativa, que no início de 2010 irá ser também alargada a algumas empresas do concelho, pretende contribuir para a promoção de estilos de vida e mobilidade saudáveis. 
O apelo à participação dos novos alunos da UA será lançado, com especial incidência, no início desta semana, aproveitando o período das matrículas. A campanha de sensibilização irá culminar, no dia 21, com a realização de uma "festa da bicicleta", que compreenderá, entre outras acções, um ciclo-passeio pela cidade. 
"A ideia é termos o maior número de estudantes a aderir", perspectivou Miguel Araújo, técnico da Câmara de Aveiro, sem especificar um número em concreto. A adesão registada na experiência-piloto desenvolvida no primeiro semestre do ano foi "bastante satisfatória", quer junto da população escolar, quer no seio dos trabalhadores da autarquia. "Na câmara municipal, aderiram 66 trabalhadores. Nas escolas, tivemos mais de 100 alunos e professores a participar", avançou Miguel Araújo. 
Nesta nova vertente do Life Cycle, que recebe a designação de Um curso com pedalada, é assumido que o alvo principal são mesmo os estudantes que estão a chegar pela primeira vez, ainda que os restantes não sejam deixados de fora. "Segundo os estudos, quando as pessoas iniciam uma nova etapa estão mais susceptíveis a criar novos hábitos", revelou o técnico da autarquia. 
Ao contrário do que aconteceu nas experiências-piloto realizadas junto da população escolar e trabalhadores da autarquia, nesta nova vertente do projecto não será implementado um sistema de concurso, com atribuição de prémios aos ciclistas mais assíduos. 
Mas existirão prémios de mérito, no valor de 1000 euros, para os alunos que apresentarem as melhores propostas para a dinamização da iniciativa junto da comunidade da UA. "Serão seleccionados três alunos, consoante a qualidade das propostas que apresentem, e estes ficarão responsáveis pela promoção de acções junto dos alunos e professores da universidade", desvendou Miguel Araújo. 
Além desta nova aposta junto dos alunos da UA, a dinamização do projecto Life Cycle em Aveiro prosseguirá com as campanhas junto das escolas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias do concelho e, no primeiro trimestre de 2010, irá estender-se às empresas que aceitem promover o uso da bicicleta junto dos seus trabalhadores. 
 

publicado por p3es às 10:36 link do post | comentar | favorito