Será que também funciona em Paços de Ferreira? :-P

Ciclistas de São Francisco sugerem, via iPhone, rede de ciclovias
2009/11/20

A San Francisco Country Transportation Authority (SFCTA) está a lançar uma aplicação no iPhone, chamada CycleTracks, que permite aos seus utilizadores informar os responsáveis pelo departamento de transportes da cidade de quais as melhores rotas para andar de bicicleta. Esta informação, segundo o San Francisco Weekly Blog, será compilada e destina-se a ajudar a desenhar a nova rede de ciclovias da cidade californiana.

SFCTA CycleTracks para iPhonesEsta espécie de planeamento de ciclovias por crowdsourcing estará à disposição não apenas dos utilizadores de bicicletas, mas também calculará as melhores rotas para andar a pé – o que aumenta bastante a sua utilidade para os cidadãos de São Francisco.

A aplicação pretende também recolher dados objectivos sobre os melhores caminhos para ciclar em São Francisco – comparando “estórias” de utilizadores e residentes de zonas específicas da cidade.

Assim, o CycleTracks utiliza o GPS do iPhone para gravar as viagens de bicicleta (ou a pé), desenhar mapas da rota – e reenviar a informação aos planeadores de ciclovias da cidade.

Desta forma, espera a SFCTA, os serviços da cidade poderão compreender melhor as necessidades dos utilizadores de bicicletas. Ainda que, torna claro a SFTA, não existem certezas que os caminhos mais populares sejam tornados oficiais.

Pode fazer o download da aplicação, gratuitamente, aqui.

 

publicado por p3es às 22:47 link do post | comentar | favorito