Já está pronto o parque para bicicletas na nossa escola!

Com o desenrolar das actividades do Projecto 3E’s ficou claro a todos os membros do Grupo de Trabalho do P3E’s que, além dos objectivos inicialmente traçados, outro se impunha: a redução da energia nos transportes utilizados pelos alunos no seu trajecto diário entre a Escola e suas casas.

Para tal estudaram-se diferentes alternativas e uma foi escolhida: o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte preferencial para esse trajecto.

Com efeito, a maioria dos alunos vive razoavelmente perto da Escola; e a bicicleta não só é o meio de transporte energeticamente mais eficiente como, simultaneamente, propicia uma forma salutar (e gratuita) de exercício físico.

No entanto, para que os nossos alunos pudessem utilizar as suas bicicletas, vários obstáculos teriam de ser vencidos:

  1. Primeiro, logo no final do 1.º período, fez-se a toda os alunos um inquérito para se saber se, por eles viriam, ou não para a Escola de bicicleta e, em caso negativo, por que razão. Os resultados foram francamente animadores pois cerca de 48 % dos alunos responderam que, caso houvesse condições na Escola para guardar em segurança as suas bicicletas, as utilizariam. Havia, então, que criar essas condições.
  2. Na maioria dos alunos que responderam não ao inquérito faziam-no porque os respectivos encarregados de educação não os autorizavam em virtude de as ruas e estradas em torno da Escola não ofereciam as adequadas condições de segurança.

No que diz respeito ao primeiro ponto, da responsabilidade e ao alcance do P3E’s, acabou agora de ser concretizado: com a imprescindível colaboração da Associação de Pais da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e da Câmara Municipal de Paços de Ferreira – Pelouro da Educação e Ensino, foi criado um parque de estacionamento, coberto, com suportes em aço inoxidável para o parqueamento seguro de 15 bicicletas. O parque fica logo à entrada da Escola, junto à Portaria, para que haja uma vigilância quase que permanente dos velocípedes.

Portanto, caro aluno, já podes vir para a escola de bicicleta. Mas com precaução! Além do contributo que dás ao ambiente, melhoras a tua saúde!

A primeira bicicleta no parque!

No respeitante ao segundo ponto da responsabilidade da Autarquia, é objectivo do P3E’s colaborar com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira propondo soluções alternativas para que vir de bicicleta para a Escola seja tão seguro como passear numa alameda…

Não te esqueças: ao bicicleta andar, o ambiente estarás a ajudar.

publicado por p3es às 17:50 link do post | comentar | favorito