Nós preferimos o aquecimento da Escola...

Óleos alimentares usados recolhidos no Seixal põem a circular dez viaturas municipais

23.02.2010
Helena Geraldes

Os óleos alimentares usados que os moradores do Seixal entregam para serem transformados em biodiesel já permitem pôr em funcionamento dez viaturas municipais, informou a autarquia.

Fazem parte desta frota três veículos ligeiros de passageiros e sete veículos ligeiros de mercadorias.
No âmbito do projecto Óleo a Reciclar, Biodiesel a Circular, o município, a Agência municipal de Energia e a empresa Biosarg assinaram um protocolo de colaboração em Junho de 2008 que define que “por cada sete litros de óleos alimentares usados recolhidos, a autarquia recebe um litro de biodiesel resultante da transformação do óleo em biodiesel”, explica a câmara.
Com a instalação de oleões em vários locais do concelho do Seixal, a recolha permitiu que em Setembro do ano passado tenham começado a circular cinco viaturas municipais movidas a biodiesel B20 (mistura de 80 por cento de gasóleo e 20 por cento de biodiesel).
Além da frota, a câmara também utiliza este combustível no gerador da rede de emergência do edifício dos Serviços Operacionais.
Para o futuro está previsto alargar a utilização do biodiesel a viaturas pesadas e a máquinas de obra. Durante este ano estima-se que sejam consumidos cerca de 60 mil litros de biodiesel.
O projecto recolhe óleos alimentares usados dos vários oleões espalhados na via pública pelo conselho e também de diversas instituições sociais, desportivas e escolares. O objectivo é “sensibilizar a população relativamente ao destino adequado a dar aos óleos alimentares usados, reduzir os problemas de escoamento e tratamento das águas residuais domésticas devido à existência de óleos e gorduras provenientes das descargas nos colectores municipais de óleos alimentares usados, garantir um destino final adequado para os óleos alimentares usados e melhorar o desempenho ambiental do município”, explicam os responsáveis.

publicado por p3es às 11:25 link do post | favorito