Mais de mil pessoas pedalam em Coimbra

Por Cláudia Reis com Lusa, publicado em 04 de Julho de 2010 in http://www.ionline.pt/conteudo/67684-mais-mil-pessoas-pedalam-em-coimbra.

Mais de mil pessoas pedalaram hoje pela cidade de Coimbra numa iniciativa de promoção do desporto e da mobilidade urbana, organizada pela autarquia, no âmbito das comemorações doDia da Cidade que hoje se festeja.

Num trajeto de 10 quilómetros, cerca de 1100 pessoas de todas as idades, entre elas famílias inteiras, participaram assim no segundo Bike Day Cidade de Coimbra, que teve início e fim na Praça Heróis do Ultramar, com passagens pela Pontes Rainha Santa IsabelSanta Clara e pela Baixa e Alta da cidade.

“O primeiro objetivo tem a ver com a prática desportiva e a saúde, associada às boas práticas de vida, mas também com a bicicleta como elemento de mobilidade e respeitadora do ambiente”, salientou Luís Providência, vereador do Desporto da autarquia de Coimbra.

“Temos aqui várias vertentes que tentamos cumprir com este Bike Day Cidade de Coimbra”, frisou o autarca, acrescentando que a iniciativa foi um êxito “que nos leva a acreditar que vamos ter de fazer isto todos os anos em Coimbra”.

Segundo Luís Providência, passar a Ponte Rainha Santa Isabel foi para muitos a primeira oportunidade de, em cima de uma bicicleta, observar “a vista magnífica que se tem do rio e da cidade”.

Ponte Pedro e Inês (c) Emídio Gardé

O evento, refere, “é uma oportunidade única para as pessoas poderem transitar pelas ruas da cidade”, embora de forma condicionada.

Com a filha Adriana, de 3,5 anos, que transportou na sua bicicleta, e a mulher Rita Barroso, Henrique Costa, de Coimbra, foi um dos participantes que trouxe a família ao evento.

“Estamos habituados a andar de bicicleta e ela também (a filha) e hoje aproveitámos para, com este povo todo, dar um passeio para nos divertirmos”, referiu este jovem de 34 anos.

O convívio e o gosto pela bicicleta levaram Filipa Costa, de 33 anos, a participar no Bike Day Cidade de Coimbra, juntamente com o marido e o filho de 3 anos.

“Acima de tudo o convívio entre os três e também o miúdo, que gosta muito de andar de bicicleta”, disse, salientando que “é engraçado fazermos esta actividade os três”.

E sem temer os efeitos do calor, João Coelho, de 51 anos, não tem dúvidas de que “o sol faz bem para tirar a barriguinha”.

“Estou transpirado e um bocadinho cansado, pois não estou habituado a andar de bicicleta”, revelou, por seu lado, o jovem Sérgio, que no final descansava sentado ao lado das amigas Teresa e Susana, que defendeu uma iniciativa de dia inteiro.

“Devia ser o dia todo. É muito pouco ser só uma manhã. Desde que a água nos acompanhe e haja uma boa refeição no final nós aguentamos”, brincou.

Apesar das subidas e das temperaturas apertarem (estavam 27 graus), praticamente todos os participantes cumpriram o percurso de uma dezena de quilómetros e apenas, segundo fonte dos Bombeiros Sapadores, duas pessoas necessitaram de observação.

publicado por p3es às 00:01 link do post | favorito