Ciclovia na Holanda vai gerar energia solar

De acordo com o site "Menos um carro", que por sua vez cita o site News on Green, «Para promover a utilização da bicicleta e reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera, a cidade de Krommenie, na Holanda, irá contar, a partir de 2012, com uma ciclovia capaz de gerar energia solar.

SolaRoad de Krommenie

O projecto denominado SolaRoad foi desenvolvido pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO), em parceria com a empresa de tecnologiaImtech, e deverá ser implementado em 2012 na cidade de Krommenie, no norte da Holanda.

Com 10 km de comprimento, a ciclovia será coberta por uma camada de células solares de silício e o sistema gerador será protegido por uma placa de vidro resistente, de forma a suportar o peso até de um camião.

Segundo os impulsionadores deste projecto, o objectivo é que o SolaRoad gere 50 kWh por metro quadrado ao longo do ano, valor que deve ser suficiente para abastecer a iluminação das ruas próximas à ciclovia e os semáforos.

Além disso, a energia excedente poderá ser aproveitada para uso doméstico. A TNO destaca ainda que esta iniciativa, que se insere no programa de energia renovável holandês, poderá, no futuro, ser implantado em toda a rede rodoviária do país.

Saiba mais sobre este projecto no site da TNO


 

Se resultar, que tal reivindicar o mesmo para Paços de Ferreira?