Brasil: Bicicleta é alternativa para chegar à sala de aula

(In Menos um carro, 2011.02.23)

Os estudantes brasileiros vão poder contar com mais um meio de transporte para se deslocarem até à escola: a bicicleta. A iniciativa insere-se no programa “Caminho da Escola”, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e tem como objectivo melhorar a mobilidade dos estudantes e reduzir o abandono escolar.

 

De acordo com o site brasileiro Guia do Estudante, até ao início de Fevereiro, o projecto já contava com a adesão de nove municípios brasileiros, totalizando o pedido de 1.130 bicicletas.

“Para além de beneficiar os estudantes que moram em localidades onde os autocarros escolares não conseguem chegar ou os estudantes que acabam por esperar muito tempo pelo transporte rodoviário, o programa visa ainda melhorar a qualidade de vida dos estudantes e o ambiente”, explicou o FNDE.

Assim, o Ministério da Educação brasileiro, através do FNDE, oferece aos estados, municípios e Distrito Federal a possibilidade de adquirirem bicicletas escolares a preços atractivos.

De salientar que o programa "Caminho da Escola" foi criado em 2007 com o objectivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução do abandono escolar.

Estudos realizados pelo FNDE concluíram que a disponibilização de bicicletas aos estudantes poderá reduzir o esforço das crianças em percorrer distâncias diárias de três a 15 km, para chegarem à escola ou ao autocarro escolar.

Pode saber mais sobre esta iniciativa no site do FNDE.

publicado por p3es às 12:21 link do post | favorito